quinta-feira, 19 de maio de 2016

Refutando o Catolicismo

A Idade Média teve início na Europa com as invasões bárbaras, no século V e fim no século XV. Ela foi fortemente marcada pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema na produção feudal e sociedade hierarquizada. Como citado à igreja era muito poderosa nessa época, a igreja tinha influência sobre o modo de pensar, a psicologia e os comportamentos dessa época, tudo que era imposto pela igreja era considerado correto. A igreja também influenciava no poder econômico, por ter muitas terras e nelas tinham até mesmo servos trabalhando.
Com algumas questões selecionadas, vamos responder sobre a igreja católica e a época medieval:     
1.    Como o catolicismo e outras manifestações religiosas conviviam na cultura e na mentalidade medievais?
As manifestações religiosas da época estavam ultrapassadas em relação ao catolicismo, pois a igreja católica medieval era a mais rica, influente e poderosa da época e sei objetivo era preservar a Unidade da Doutrina Romana e qualquer ideia que fosse contrariar essa ideia ou uma manifestação que se revoltava a isso era sujeita a Santa Inquisição que era uma espécie de tribunal religioso criado na Idade Média para condenar todos aqueles que eram contra os dogmas pregados pela Igreja Católica, e a Apostasia (abandono do Cristianismo por outra religião) era igualmente inaceitável, sendo assim, judeus e praticantes de outras religiões eram perseguidos, o que marca o clima sombrio instaurado pela Igreja na Idade Média.
2.    Será que a forte moral religiosa católica era uma forma de controlar a cultura popular medieval? Justifique.
Sim, a igreja comandava tudo na época medieval, podemos perceber como exemplo as obras que estão de modo geral ligadas à igreja e tudo que não provém de algo religioso era considerado profano. Nessa época a maioria das pessoas eram analfabetas e por isso acabavam se submetendo a acreditar no que a igreja dizia, sem questionar.
Significado: Profano é tudo que transgride as regras sagradas. É o que se torna contrário ao respeito devido às coisas divinas. Gramaticalmente, profano é um adjetivo que qualifica o que é estranho à religião. Do latim “profanu”.
3.    O catolicismo foi culturalmente assimilado ou imposto? Justifique.
Assim como qualquer outra crença, os catolicismos mantem sua visão sobre os fenômenos que interferem na vida com suas peculiaridades caracterizando a adoração por aquela religião. Quando chegado ao ponto em que o homem questiona o papel da igreja e o poder de interferência que, em uma consecutiva pirâmide as classes representam submissão, o distanciamento dos fiéis da ponta superior representaria não alimentar o deslumbre por riqueza, levando a medidas drásticas e de obvias exemplificações de imposição da igreja como o movimento dos Vanitas. Claramente em perspectiva cultural devido a toda cadeia criada ele foi imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário